Confira nossos artigos

O que é comunicação visual e quais os principais materiais?

O que é comunicação visual? A resposta dessa pergunta deve estar na ponta da língua do pequeno, médio ou grande empreendedor. Se esse for o seu caso, fique ligado. Trata-se de toda mensagem transmitida por elementos visuais, como ícones, fotos, vídeos, gráficos, desenhos, animações, entre outros.

No ambiente corporativo, a comunicação visual é considerada peça-chave no marketing para divulgação da marca. Essa estratégia conectará sua empresa ao público-alvo. Isso pode acontecer por meio do logotipo e do uso correto da identidade visual.

Além disso, os elementos visuais transmitem de forma instantânea sua mensagem ao consumidor, diferentemente do texto que precisa ser lido e interpretado para ter o mesmo impacto. Quer entender na prática como isso funciona?

A Coca-Cola é um case de sucesso quando o assunto é comunicação visual. Ao ver qualquer palavra escrita com a mesma tipografia e cor, automaticamente você lembrará da marca, pois seu cérebro entenderá que aquela imagem está vinculada a Coca.

Acredite, algumas marcas aumentam seus lucros apenas mudando a comunicação visual. Quer o mesmo para sua empresa? Continue a leitura:

Componentes da Comunicação Visual

Os componentes podem ser divididos em três grupos:

Primários: Elementos que causam o primeiro impacto no consumidor. Podemos considerar logomarca (nome), ícones (símbolos) e marca (logo + ícone).

Secundários: Compõem os elementos primários. Estão incluídos neste grupo a tipografia (fontes de letras) e a paleta de cores.

Terciários: São componentes complementares, como mascotes, uniformes ou objetos que remetem à marca.

3 vantagens da comunicação visual para sua empresa

1 – Fortalece a marca

Dependendo do seu segmento, a concorrência é enorme. Portanto, para se destacar no mercado, é preciso ter uma comunicação visual forte o bastante, para ser lembrada pelos consumidores, na hora em que eles mais precisarem daquele produto ou serviço.

2 – Reforça valores

Comunicar valores, crenças e objetivos da empresa com a ajuda da comunicação visual, é uma excelente estratégia para atrair clientes e fidelizá-los. Atualmente, essas informações exercem grande influência na tomada de decisão dos consumidores.

3 – Transmite credibilidade

Com tantas opções no mercado, o cliente vai sempre optar por aquela que transmite a ele maior credibilidade. Logo, é fundamental investir na identidade visual do seu negócio. Isso inclui logo, nome, slogan, cores, tipografia, redes sociais, embalagens, fachada, brindes e outras peças de divulgação.

Os principais materiais usados na comunicação visual

Acrílico

Versátil, com excelente acabamento e ótima durabilidade e resistência, o acrílico é encontrado em diversas espessuras e cores. É muito comum ser utilizado em: troféus, urnas, caixas, letra caixa, displays, entre outros.

Poliestireno (PS)

Conhecido como PS, o Poliestireno tem cor branca e pode ser personalizado através de adesivo ou impressão digital UV direta. É muito aplicado em painéis, placas de sinalização, credenciais, displays e itens de PDV, como estandes e outros materiais.

Madeira

A madeira e o MDF também são muito utilizados na comunicação visual. Comum em stands e displays, esses materiais podem ser personalizados com pintura digital automotiva ou trabalhado no laser.

Aço

De alta resistência, o aço inox escovado pode ser personalizado por impressão em alto ou baixo-relevo. É muito usado em placas de sinalização e premiação. Esse material enriquece a decoração de ambientes corporativos, comerciais e públicos. Além disso, tem fácil instalação e sua limpeza é prática.

Vinil

O vinil é um dos materiais mais usados na comunicação visual. Ele pode receber cores personalizadas, estampas e textos. É muito usado na decoração de vitrines de lojas, salas comerciais ou residenciais na forma de colantes de parede, ou de vidro. Pode ser aplicado também na confecção de banners, faixas profissionais, placas de segurança, envelopamento de carros, e possui baixo custo de investimento. 

Lona

A lona para comunicação visual também é outra alternativa com ótimo custo-benefício para sua empresa. O material, composto por fios sintéticos de poliéster de alta espessura cobertos por uma camada de PVC, é empregado em revestimentos temporários, fundo de palco em eventos, faixas e banners. De alta durabilidade, suporta exposição à chuva, ao vento e aos raios solares.

Curtiu nosso post sobre comunicação visual? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco sua opinião!

Share This