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5 erros comuns na comunicação visual para empresas

Quando bem trabalhada e conceituada, a comunicação visual agrega valores importantíssimos à empresa. Eles ajudam a conquistar clientes e os tornam admiradores da marca. Que o diga a Coca-Cola ou a Netflix, por exemplo.

Entretanto, algumas empresas ainda pecam no momento de criação da identidade visual. Isso prejudica o impacto positivo que ela deveria causar no público. Há aqueles que ainda copiam o logotipo.

Se antes era mais difícil criar um modelo exclusivo, com o avanço da tecnologia ficou mais prático. O designer é capaz de desenvolver fontes e estilos únicos e alinhados aos interesses e posicionamento da empresa.

Portanto, saber identificar possíveis erros na sua comunicação visual ou até mesmo corrigi-los é um passo importante para proporcionar uma experiência de conexão emocional com o cliente. Assim, ele lembrará sempre da sua marca na hora que precisar do seu produto ou serviço.

Pensando nisso, separamos os 5 erros comuns na identidade visual de uma empresa. Confira quais são!

Os maiores erros cometidos na comunicação visual da empresa                        

1 – Não é responsivo

A comunicação visual da empresa precisa ser responsiva. Isso quer dizer que a identidade visual deve estar adaptada para uso de aparelhos mobile, como smartphone ou tablet, por exemplo. Por isso, cheque se ela fica nítida em diferentes mídias sem sofrer alterações.

2 – Excesso de cores

A cor pode atrair assim como afastar clientes. Por isso, jamais abuse desse elemento na comunicação visual da sua empresa. O ideal é escolher até três cores para que a marca cause bons sentimentos e sensações visuais e seja lembrada com facilidade pelos clientes.

3 – Falta de clareza

Definir o objetivo e o que a empresa deseja passar para o público com a identidade visual são elementos primordiais. Eles diferenciam uma marca com propósitos de mercado daquela que não deixa claro quais seus conceitos ao público. 

Por isso, o briefing é fundamental. Com ele em mãos, uma equipe especializada vai entender as necessidades do seu projeto, quais são seus objetivos de comunicação e, principalmente, qual “voz” ele precisa ou deseja transmitir para alcançar os clientes.

4 – Poluição visual

Alguns empreendedores acreditam que quanto mais efeitos a peça de comunicação visual tiver, mais ela chamará a atenção dos clientes. Errado!

O excesso de efeitos polui a identidade visual de qualquer empresa. Quanto mais simples e “limpa” for a peça, mais fácil será de o cliente memorizar sua marca. 

5 – Fonte inadequada

Se a identidade visual da sua empresa é composta por nome, slogan ou texto, fique atento às fontes utilizadas. Frases extensas ou nomes grandes não ficam legíveis..

Portanto, estude a que melhor harmoniza com seu negócio. Um estudo chamado “Fonts That People Actually Use” avaliou sites de 737 startups e concluiu que mais de 50% utilizam as fontes “Helvetica Neue”, “Consolas”, “Open Sans”, “Roboto”, “Lato” e “Montserrat”.

Quanto mais cedo você planejar ou corrigir sua comunicação visual, maior será a probabilidade de sucesso e impacto da sua identidade visual no mercado e no cliente.

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