Confira nossos artigos

Painel luminoso: Conheça esse e outros tipos de fachada

O painel luminoso, assim como qualquer outro modelo de fachada, muitas vezes é o primeiro contato visual que as pessoas têm com a loja ou empresa. 

Mas hoje em dia há uma variedade enorme de opções de materiais de comunicação no mercado. Parte deles ainda gera inúmeras dúvidas a quem busca pela melhor alternativa para divulgar o seu negócio.

Portanto, é fundamental que haja um estudo do projeto para que o elemento visual não seja apenas chamativo, mas passe a informação correta sobre o seu empreendimento. Mas, para começo de conversa, você sabe o que é fachada?

O que é fachada?

Em primeiro lugar, a fachada é toda a parte externa de um imóvel que contém elementos gráficos, painéis ou letreiros que ajudam as pessoas que estão na rua a identificar seu empreendimento. Você pode considerar como fachada: paredes externas, portas e janelas, por exemplo.

painel luminoso

Leia mais: 5 erros comuns na comunicação visual para empresas

Materiais mais utilizados para fachadas

Parece fácil ter uma fachada. Basta pintar a parede externa com uma cor chamativa e incluir logotipo, telefone e uma frase de efeito. Errado! Há diversas soluções de materiais para fachadas comerciais no mercado. Cada uma com características especiais e que devem ser bem avaliadas para não prejudicar o resultado final. São elas:

  1. Fachada de painel luminoso

O painel luminoso é um elemento muito usado por empresas e marcas para chamar a atenção de pedestres que ficam encantados com a beleza do painel, principalmente à noite, quando as luzes se destacam. Normalmente, o painel luminoso possui estruturas padrão backlight, mas pode ser encontrado com frontlights.

2. Fachada em acrílico

Indicada para a utilização em fachadas internas, especialmente em shoppings. Esse tipo de material oferece brilho e elegância, deixando o empreendimento com ar de modernidade.

O acrílico é um material versátil e de fácil moldagem. Caso opte por ele, saiba que será necessária uma manutenção constante, especialmente na limpeza e durabilidade.

3. Fachada em ACM

Abreviação da sigla em inglês Aluminum Composite Material, o ACM é um painel formado por lâminas de alumínio e plástico no seu interior, proporcionando um visual moderno e profissional à fachada comercial.

Material versátil e de fácil manuseio, permite a junção de vários outros materiais na composição da fachada, como vidro e aço. Além disso, é bastante indicado para uso externo, pois é extremamente resistente às condições meteorológicas.

4. Fachada em metal galvanizado

Versátil e extremamente resistente, o metal galvanizado pode ser pintado com qualquer cor. Entretanto, tome cuidado para que o letreiro não desapareça em meio aos outros elementos que compõem o projeto visual.

Ao optar por essa peça, saiba que será preciso efetuar manutenção na pintura periodicamente, pois se desgasta com o tempo.

5. Fachada com letras caixa

Se você quer transmitir elegância para o seu negócio, as letras caixa, também conhecidas como letra bloco ou caixa alta, são a melhor opção. Feitas em aço escovado, acrílico, MDF ou PVC expandido, geralmente são utilizadas em letreiros, dentro e fora dos comércios, para divulgar o nome da loja ou anunciar algo novo, como um produto ou promoção. 

Montadas diretamente na parede ou em suporte acoplado à parede, o modelo de fachada ainda pode receber estruturas de LED na parte de trás das letras, ajudando na iluminação indireta do logo. Por isso, são bastante usadas por escritórios.

6. Fachada em PVC expandido

Indicado para a comunicação visual de grandes fachadas, o PVC expandido possui ótima durabilidade e visibilidade à distância, caso instalado em um local adequado.

Normalmente, a fachada de PVC expandido tem corte semelhante ao das letras caixa. Além disso, é de fácil instalação e grande durabilidade. Caso opte por ela, você precisa apenas preparar a fachada antes da montagem definitiva.

Gostou do painel luminoso e das outras fachadas?

Agora que você conhece o painel luminoso e os outros tipos de fachada mais utilizados, faça uma análise do seu negócio e escolha qual é a melhor opção para você utilizar.

Lembre-se que é fundamental que a fachada passe a mensagem ideal do seu produto ou serviço oferecido.

Share This